segunda-feira, 15 de junho de 2009

Apontamento sobre o Gafanhão e a areia – 6

Encontrando-se a dois passos de Aveiro, o habitante da Gafanha não sente nem vive como o Aveirense. Menos sentimental e mais metido consigo, raro se entusiasma ou se queixa, guardando caladamente projectos e desgostos que tenha.
Fisicamente mesmo, não se encontram no Gafanhão os traços das restantes povoações ribeirinhas. Não se lhe nota aquele olhar atirado para longe que existe no rosto dos homens de Ílhavo, mais amantes do mar alto, embora vivendo mais longe da costa. Nem mesmo há no Gafanhão a desenvoltura e a viveza do seu vizinho murtoseiro.
Mas o que fundamentalmente caracteriza o homem da Gafanha é a sua psicologia de pessoa prática, mais dada aos interesses do solo que à nostalgia do além do mar, com que sonham em última análise os restantes homens da beira da laguna.
Enquanto o Ilhavense andou ao deus dará pelos sete mares do mundo, cortando rotas, descobrindo terras, visitando praias, foi-lhe na alma gerando como que uma névoa de saudosismo sentimental que deixou aos filhos e aos netos por hereditariedade.
Mas, enquanto isso, o Gafanhão lutou em terra, prosaicamente, dentro de limitados horizontes, no fito de uma construção definida. Moldou-lhe esta circunstância um espírito pragmático, sempre tendo em vista uma finalidade útil e imediata, em vez de um vago ideal de partir a correr mundo, sem saber para quê, como as gaivotas do mar.
O homem do mar luta com os elementos, porque o seu fundo temperamental de poeta o faz instintivamente descobrir na luta quanta beleza existe no esforço titânico do vencedor das ondas e do vento. O Gafanhão, homem de terra, luta sem tréguas, teima e vence, é pertinaz, laborioso e indomável, porque da sua luta surgirá o pão que é para ele a primeira condição da vida.
Por isso, enquanto Ílhavo e Aveiro são hoje terras pobres, embora com poemas de heroicidade escritos nas rotas de um milhão de barcos que tem sulcado as ondas de todos os mares, a Gafanha é simplesmente um celeiro cheio, uma grande arca de pão.
O Gafanhão pretendeu apenas bastar-se, arrancar alimento da areia, ser útil. Não tem consciência da epopeia magnífica erguida em três gerações, com suor e enxadas, à sombra da proa recurvada dos seus moliceiros. Mas nem por isso é menor o seu mérito. Nem por isso a sua Gafanha, a Gafanha que ele fez sozinho, (contra tudo e contra todos), nem por isso a sua Gafanha deixa de ser um triunfo monumental que aí temos a atestar ao Pais e ao Mundo que o braço do homem continua sendo, a grande alavanca da criação e que em boa verdade vence quem teima, porque a fé revolve montanhas.
Texto retirado do Arquivo do Distrito de Aveiro – Volume IX de 1943, de Joaquim Matias.

Depois de terminar a transcrição deste texto, gostaria apenas de relembrar, pois penso que também o notaram, na forma simples e melodiosa, de como o autor fez a narração da criação da nossa Gafanha.
Em certas alturas chegou a ser mesmo como que poética, mostrando-nos um Gafanhão persistente, com grande força de vontade, nunca virando a cara à luta. Um Gafanhão que semeava e após a natureza destruir, voltava a semear, tantas até conseguir ter sucesso.
Depois desta descrição neste texto e de toda a história que conhecemos, ninguém deverá ter vergonha de ser Gafanhão e deixar de vez com a persistência de outros nomes.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails