domingo, 28 de junho de 2009

Origens do vocábulo "Gafanha" (parte III)

Em nota à margem da sua carta acrescenta, ainda, "no Caramulo, como me informou pessoa de Campia, usa-se o adjectivo gafanho para designar uma espécie de tojo, que tem os ramitos mais delgados que o negral e os picos mais pequenos e fracos. É talvez do aspecto dos ramitos, que parecem quebrados, que lhe vem o nome. Na Bairrada ao tojo-gafanho chamam chamusco ou tojo-chamusco".
No III Volume da Etnografia Portuguesa, José Leite de Vasconcelos apresenta, no capítulo dedicado à Gafanha, na página 331, uma anotação filológica de muito interesse que transcrevemos por vir a propósito: "Tratando-se da etimologia de gafanhoto, escreve Gonçalves Viana que tal palavra tem aspecto de diminutivo (cf. perdigoto), a que coresponde o aumentativo gafanhão (gafanhoto grande)", e supõe que devemos admitir como palavra primitiva gafanho ou gafanha; a primeira não a pôde abonar, ao passo que a segunda abona com o nome da nossa sub-região; e alega paralelos na toponímia, a saber, Gafanhão (em Castro Daire), Gafanhoeira (em Arraiolos e Évora). Pela minha parte adiciono Gafanhas (no Redondo) e Gafanhoeiras (em Reguengos de Monsaraz).
Julgo muito sensata a explicação apresentada pelo nosso grande filólogo - ao contário de outras que se têm proposto - ; a ele me inclino, e direi em seu apoio mais o seguinte: "Que Gafanha era na origem nome comum prova-o o receber o artigo definido (a Gafanha)"..
(continua)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails