terça-feira, 1 de setembro de 2009

Origens do vocábulo "Gafanha" (parte VI)

Diz que Gafanha "não tem origem românica porque em latim não existe qualquer étimo ou raíz Caf ou Gaf. Sendo assim, a origem do nome em questão é anterior à presença dos Romanos na Península, ou então foi nome dado a esta nossa região pelos povos que posteriormente ocuparam estes territórios".
Alvitra a hipótese de terem sido os Bárbaros os que estiveram na base do aparecimento da palavra Gafanha, uma vez que estes povos por cá deixaram algumas palavras de origem germânica.
Depois recorda que Gaf é a raíz de muitas palavras e que Gafa aparece com inúmeras acepções, significando, por exemplo, gancho, doença da lepra, caranguejo, etc. Gafar pode ser verbo, significando agarrar, submeter... e também pode ser substantivo, significando neste caso, o tributo que os cristãos e os judeus pagavam aos turcos, quando estes os passavam duma à outra margem do esteiro. É possível que este esteiro fosse o estuário do rio Vouga; até porque estuário e esteiro têm idêntica etimologia. Recorda-se a propósito que existe actualmente na freguesia do Bunheiro, concelho da Murtosa, um lugar chamado Esteiro, apesar de não existir lá actualmente qualquer esteiro.
Gafano seria portanto o homem destas terras, que estava gafado (agarrado, submetido) ou pelas doenças ou pelos turcos, a quem estava sujeito e a quem tinha de pagar a passagem pelo esteiro.
Gafânia ou Gafanha seria portanto a terra dos Gafanos.
E assim termina este artigo que pretendeu, simplesmente, informar os leitores sobre o nome da nossa terra.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails