sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Vida e costumes dos pescadores (parte II)

São considerados "extraordinários", para o efeito de remuneração suplementar, quanto aos pescadores, os serviços de Caneiro ou Revezeiro e Metedor, e em relação aos auxiliares, os serviços de encascar e alcatroar a rede; vigiá-la de noite; colher as calas, acarretar madeira e chamar o pessoal. Este último serviço é realizado, umas vezes, por meio de som repetido e prolongado de um "búzio"; noutras, especialmente de dia, servem-se do pendão, grande cilindro de rede, alcatroada, de irregulares dimensões, que arvoram num mastro localizado próximo do palheiro da respectiva companha. Para chamar o gado, usam também, içar um segundo pendão. Estes processos quando se verificam, dispensam, necessariamente, o serviço directo dos chamadores.
Cada uma destas companhas possui, geralmente, uma embarcação e um palheiro com os aparelhos e utensílios indispensáveis ao exercício da sua indústria, conquanto algumas , por melhoria de posição económica, disponham efectivamente de mais embarcações e correspondente aparelhagem.
De uma maneira geral a alimentação do pescador não tem horário regular e resume-se a broa de milho, caldo de unto ou de legumes, sardinha e vinho; a sua condição raras vezes lhe permite excepções. A mulher, em regra, é quem administra o casal, mas ajuda também trabalhando na salga da sardinha, na venda do peixe fresco e, algumas vezes, no conserto de redes.
A "Casa dos Pescadores", recentemente criada por decreto-lei, veio trazer à sua vida árdua e arriscada um princípio de bem merecida protecção e assistência, na medida do possível em que concorre para o conforto dessa pobre gente de alma admirável que Raúl Brandão, melhor do que ninguém, -que eu saiba, -tão justamente soube apreciar.
Não há muito o confirmou também o ilustre Governador Civil do Distrito de Aveiro Sr. Dr. Almeida Azevedo, acrescentando não constar dos anais da criminalidade nos últimos 50 anos, qualquer delito por eles cometido.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails