sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ranchos Folclóricos - I

O Jornal Publico de 20 de Novembro de 1994, publicou um pequeno artigo da autoria de António Cabral, com o título de “Ranchos Folclóricos”.
Neste início de época penso que será bastante oportuno, não só pelo método de escolha de grupos para os festivais, como também pelas directrizes a tomar na formação de um grupo.

Se neste ano de 1994 procurarmos saber que apreço têm os portugueses pelos ranchos folclóricos, somos bem capazes de apurar que, além da dedicação dos que a eles se ligam pelo trabalho, animação e direcção, existe a curiosidade de alguns estudiosos e o gosto de um público anónimo que, geralmente, não se interessa mais do que pelo espectáculo em si. Ora, é sobretudo o público anónimo que está em causa sempre que se quer avaliar a ressonância de um rancho folclórico.
Penso que a espectacularidade não deve ser objectivo número um, ainda que também seja um valor a considerar para quem se apresenta em publico. Ela pode conduzir a um estado geral de indiferença por aquilo que verdadeiramente é a cultura popular. Conduz, se o espectador não vê mais do que espectáculo. Porque este não penetra a fundo na alma.
É preciso que todos os ranchos ou grupos folclóricos tenham consciência do que representam, fazendo com que essa consciência se difunda por quem assiste às suas actuações. Para isso permitam-me que anuncie um dever fundamental: ser fiel ao património cultural da localidade em nome da qual se fala e actua. Essa fidelidade deve visar a linguagem, os instrumentos musicais, os passos coreográficos e o trajar. Adaptar palavras e expressões, usar instrumentos alheios ou sem uso local, copiar desenhos coreográficos próprios de outros sítios e alterar o traje que se usava constituem atentados à cultura. E é talvez por se ir tomando conhecimento disso que há muita gente que desdenha dos agrupamentos folclóricos, ainda que em muitos casos essa mesma gente só tenha palavras para censurar e não, como devia, para compreender, aconselhar, participar.
Dirigir ou pertencer a um rancho folclórico não é tarefa fácil, deixando já de parte o tempo ocupado na organização e ensaios, para além das recolhas. Fixando-nos nestas, há que reconhecer que todo e qualquer trabalho de levantamento sério é muito difícil, pelo grau de conhecimentos culturais que pressupõe. É que quase tudo o que se relaciona com o viver característico de uma comunidade deve ser considerado e arquivado, não esquecendo particularmente o contacto com as pessoas idosas, os registos paroquiais e outros, a arte caracteristicamente local, rezas, lendas, crenças, jogos, festas, usos e costumes.
(Continua)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails