terça-feira, 8 de junho de 2010

Actuação em Calendário - Famalicão

Recepção na Junta de Freguesia

Aspecto do almoço convívio

A aguardar o início do desfile

No passado domingo estivemos em Vila Nova de Famalicão, mais propriamente na freguesia de Calendário para mostrar o nosso folclore a convite do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário. Chegámos cerca das 11 horas e 30 minutos e fomos recebidos na sede da Junta de Freguesia pelo seu presidente, para a tradicional troca de lembranças numa pequena cerimónia de boas vindas.
De seguida fomos até à escola Camilo Castelo Branco, onde nos foi servido um almoço muito bem preparado, embora com algum atraso. Por volta das 15 horas e 30 minutos começou um pequeno desfile até ao Parque 1º de Maio, onde decorreu o festival e no qual participaram, além de nós e do grupo organizador, o Rancho Folclórico de São Tiago de Mirandela (Nordeste Transmontano), o Rancho Folclórico de Santa Cristina do Couto – Santo Tirso (Douro Litoral) e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Creixomil - Guimarães (Baixo Minho).
Foi um bom festival em que os grupos presentes foram dignos representantes dos seus antepassados. De realçar, pela negativa, o facto de o festival ser realizado durante a tarde. O dia estava bastante quente, tornando-se bastante cansativo para todas as pessoas que, trajadas, esperavam a hora de actuar. Um outro pormenor menos agradável foi o facto da temperatura do tablado estar bastante elevada, o que levou a que todos os elementos do nosso grupo que dançam descalços tivessem contraído bolhas nos pés.
Todas as indicações da Federação do Folclore Português apontam em sentido contrário. Esperamos que o representante da Federação neste festival tenha tomado nota e tenha feito os devidos reparos para que no futuro isto não se repita. O ideal é que os Festivais sejam realizados ao sábado à noite.
Até à próxima actuação que é no dia 26 de Junho, em visita Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte Sor, em Ponte de Sor.
Até lá.

Boas leituras
Rubem da Rocha

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails