sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ponte de Sor

É já no próximo sábado que nos deslocamos a Ponte de Sor. Aqui fica alguma informação sobre a cidade.

RETALHOS DA SUA HISTÓRIA:
Ponte de Sor, com uma área de 17.042 ha, é a sede de um concelho constituído por sete freguesias, tendo sido elevada a Cidade em 8 de Julho de 1985. Com uma história importante no contexto do território português, lidera os destinos de um vasto território e de milhares de pessoas.
Foi um território importante desde a época romana, estando integrado na terceira via militar romana que, de Lisboa, se dirigia a Mérida. Parece datar desta altura a fixação do nome da terra, devido à existência de uma ponte, construída por aquele povo, sobre o rio Sor. Terá sido erguida no terceiro milénio depois de Cristo, no tempo do imperador Marco Aurélio Probo, constituindo-se então no maior monumento de toda a estrada romana até Mérida. Tinha dez arcos de volta redonda, muito semelhantes aos da Ponte de Seda, ou Vila Formosa. Apesar de forte, já não existia em 1438, aquando do início da construção das muralhas da vila. Segundo alguns autores, aqui se situava a cidade de Matusaro.
A nível eclesiástico, Ponte de Sor pertencia à Ordem de Cristo. O território onde está edificada hoje a cidade de Ponte de Sor foi possuído inicialmente pela Ordem dos Templários, que através de várias doações da coroa dominavam territórios que iam até Abrantes. Iria passar para a Ordem de Malta e para a dependência administrativa de Abrantes durante o reinado de D. Afonso IV.
Em 1527, segundo o "Cadastro da População do Reino", ordenado por D. João III, Ponte de Sor tinha 27 fogos, a que deveriam corresponder cerca de 100 habitantes.
Em finais do século XIX, sensivelmente, iniciava-se a construção da "vila nova", com o alargamento do seu espaço em direcção à estação do comboio.

PATRIMÓNIO CULTURAL E LAZER:
Em Ponte de Sor existem numerosos vestígios que comprovam a presença humana na região desde a Pré-História, como as Antas na zona de Cabeceiros.
Os ecos da romanização, também se fizeram sentir na região. A prová-los estão os marcos milenários da antiga via Lisboa/Mérida e muitos outros testemunhos epigráficos e monetários.
A quase ausência de manifestações artísticas do período medieval explica-se pela instabilidade vivida durante as lutas da Reconquista. Contudo, junto ao rio, podem-se ver os restos da cerca amuralhada do século XV, já alterada, mandada construir por D. Duarte, em 1438.
Dos séculos XVII e XVIII, são frequentes as pequenas igrejas e capelas rurais tardo-barrocas, obedecendo a um modelo simples e humilde, como é o caso das Igreja de S. Pedro, em Ponte de Sor e Ervideira e a Capela das Almas em Ponte de Sor. Na arquitectura religiosa, a centenária Igreja Matriz (1903) merece destaque.
Dos finais do século XVIII, destaca-se a "fonte da vila", mandada construir por D. João V, considerada por muitos o "Ex-Libris" da cidade.
A actual ponte sobre o rio Sor foi mandada construir em 1822 por D. João VI. Devido ao desenvolvimento da cidade e à grande afluência de trânsito, esta foi alargada no final de 2004.

Informação retirada do sitio da Câmara Municipal de ponte de Sor.
Boas leituras
Rubem da Rocha

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails