quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Indumentária da Mulher da Gafanha 7

Só muito tarde se usou a blusa, que nos primeiros tempos não existia. Havia a camisa de pano cru, que desempenhava as duas funções: era rematada no pescoço e nos punhos por pequenos colarinhos, que às vezes, quando de luxo, terminavam com adornos de rendas estreitas (bico de serra) e eram fechados por botões, tanto no pescoço como nos pulsos. Estes botões eram confecionados somente de pano, ou de tremoços cobertos de pano, sendo estes últimos muito inconvenientes por amolecerem e se desfazerem com a lavagem da felpa.
Sobre a camisa vestiam o colete, também de pano cru, e que era a ultima felpa exterior a cobrir o tronco. Para as festas, romarias, ou outros dias mais solenes, havia os coletes de draga ou luxo, confecionados nas fábricas, com ramagens ou adornos muito bizarros. Nos mais modestos empregavam botões simples ou atacadores; nos de droga aplicavam-se quatro ou cinco pares de grandes botões de prata, a que chamavam abotoaduras. Ainda estavam em uso em 1880.
Por motivo de pudor, usavam-se uns grandes lenços de cor, enramados, às vezes, e com franja ou cadilhos, cujas pontas pendentes do pescoço se cruzavam pela frente para se trilharem na cintura ou, quando eram de maiores dimensões, depois do cruzamento pela frente, iam atar-se, na cintura. Parecido com este, havia um outro lenço da cabeça de que não falámos atrás, ordinariamente de cache-nez, azul, e com franja de cadilhos, que mais tarde foi substituído por outro cor de carne, com cercadura branca.
Ainda a proteger o tronco, na época dos frios, usavam o Gibão, e por isso dispensavam o lenço do pescoço, por desnecessário na sua função de manter o recato que ficava a salvo com o uso do Gibão. Era esta peça de vestuário uma espécie de casaco de pano preto, que mal chegava à cintura, com mangas, botões, e guarnecido de fita preta. Usava-se em 1850. Era uma espécie de quinzena que os homens também usavam naquele tempo, embora com talhe diferente.
In "Monografia da Gafanha" do Padre João Vieira Rezende
Boas leituras
Até breve

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails