sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Indumentaria da Mulher da Gafanha 8

Sobre toda esta indumentaria usava-se o mantéu de fraldilha, espécie de opa sem abertura de passagem para os braços, e com tira de ourelo em chapa pela orla. Apoiado sobre os ombros em volta do pescoço, sobressaía por cima uma espécie de gola, bastante saliente, chamada o refego. Este refego era um pedaço da mesma teia de fraldilha, redobrado e repregado sobre si e cosido com fio de vela, terminando na frente por duas fitas castelhanas para segurar sobre os ombros. Ainda se usava em 1885.
Veio finalmente o capote de bom pano e com talhe igual ao do mantéu, mas muito mais comprido, chegando alguns quase ao tornozelo. Uma fita larga, de veludo, com arabescos ou lavrada em ramos, cobria em chapa a gola de bicos e as folhas pela frente e junto à orla.
Ainda se usava na mesma época a mantilha redonda, de pano fino, que se diferenciava do capote por ser muito mais curta, ter a gola redonda e a fita aplicada pela frente e pela orla, desguarnecida de qualquer arabescos, tendo também abaixo da orla uma farta laçaria de compridas fitas de veludo, enlaçadas e à mercê do vento. Estas duas peças de vestuário, o capote e a mantilha, ainda em uso em 1880.
Até esta época, era rara a mulher que usava qualquer calçado, a não ser os tamancos. Só por ocasião do casamento os pais lhe permitiam usar as chinelas, que eram o calçado próprio deste acto, e que depois era guardado religiosamente só para as festas mais solenes.
Nas festas usavam o lenço de bobinete e a camisa com abertura. Chamava-se à camisa que abotoava como a do homem, e como a dele terminava no pescoço com colarinho ao qual estava cosida uma renda larga que virava para baixo até chegar à abertura do colete. A abertura, ou melhor, a renda, era para compor, dizia-se. A manga da camisa com abertura terminava com frioleira pequenina (rendinha) e fechava no punho com botões de pano.
A camisa usual chamava-se camisa de borracha, cujas mangas chegavam ao cotovelo, tendo nos sovacos um quadrado de pano sobreposto, e internamente, sobre os ombros, tinham contra fortes. Na confecção não havia borracha, como o nome parece indicar. O colete demáscua (de damasco), em ramado a cores, tinha seis abotoaduras de prata e era usado nas festas com a camisa com abertura.

In "Monografia da Gafanha" do Padre João Vieira Rezende.
Boas Leituras
Até breve

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails