sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ronda Típica da Meadela



Aqui fica o historial da Ronda Típica da Meadela, Grupo que iremos visitar amanhã, aquando da realização do III Encontro de Janeiras da Meadela.


Historial
A Ronda Típica da Meadela, fundada em 1960 pelo etnógrafo José Figueiras, apresentou-se em público pela primeira vez, num serão de arte poética Luso-Galaica, organizado pela Comissão de Festas da sua freguesia. Teve a seu cargo, como simples “tocata”, composta por quatro elementos, um fundo musical de recitais de autores minhotos, de puro sabor local.
O acolhimento que a crítica lhe dispensou e a simpatia de que foi rodeada encorajaram a constituição do grupo, com todas as características próprias de uma autêntica “Ronda Típica”, em conformidade com as usanças de antanho.
A evolução foi rápida, e logo a direcção resolveu acompanhar o trabalho de divulgação regionalista que a Ronda vinha tomando de entusiasmo por todo o País.
É, ainda, no mesmo ano, que a Ronda se apresenta com a respectiva tocata em plena forma, num esperançoso coro de canções minhotas e números coreográficos a que soube dar a alegria, a leveza e o perfil inconfundível das manifestações de arte das gentes minhotas do recanto Vianês.
As palavras de incitamento despertaram a confiança indispensável ao prosseguimento dos propósitos. Só interessava trabalho construtivo capaz de convencer como convenceu – pelo seu cunho rebelde a abastardamentos e fantasias, com respeito das realidades que assim têm vindo a manter-se, mercê da gente moça, da Ronda Típica da Meadela, afecta sempre aos velhos usos que herdou.
Cerca de dois anos depois, recebe o primeiro convite francês para festejar a data comemorativa da Tomada da Bastilha, que haveria de ser começo de acção em vários outros locais, também situados em França, bem como Espanha, Suíça, Bélgica, Alemanha, Áustria e Festivais Nacionais e Internacionais, numa sucessão de êxitos, que continua e conserva.
Toda a riquíssima variedade do indumento do Alto Minho é apresentada por este agrupamento regional, cujas danças têm o sabor castiço dos bailados de Viana, e, os seus cantares recordam-nos o ambiente festivo dos serões, das malhadas, das sachas e das vindimas que amenizam o peso das tarefas por terras Limianas.
Retomando um velho uso em 1993, a Ronda Típica tocando e cantando porta a porta, devolve à Meadela uma tradição que também lhe pertence ao apresentar As Janeiras.
Em 1994 dá vida a um projecto, contemplando a época baixa e que passaria no ano seguinte a contar com a Junta de Freguesia da Meadela, Junta de Freguesia de Monserrate e Junta de Freguesia de Santa Maria Maior na sua organização – O Festival de Maio.
Como um espaço aberto às mais variadas manifestações de arte, surge a I Semana da Cultura, na Meadela, em 1996, servindo assim de prólogo às Festas da Meadela. Em 2009, a Ronda realizou as I Jornadas de Cultura Popular de Viana do Castelo, bem como uma Conferência subordinada ao tema “Associativismo”, para as quais foram convidados diversos especialistas nas matérias, tendo alcançado um êxito superior às expectativas.
Analisando o resultado positivo, continuamos confiantes no presente, orgulhosos do passado e cada vez mais esperançados num futuro promissor.


Historial retirado do sitio http://www.rondatipicadameadela.com/, onde pode colher mais informação sobre o grupo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails