quinta-feira, 31 de março de 2011

Cantar As Almas

Cantar Cânticos pelas Almas mais necessitadas é uma Tradição da Quaresma que o Rancho Folclórico de Penacova reviverá no próximo Sábado, dia 02 de Abril e onde o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré vai estar presente.
"Em certos e determinados dias da Quaresma, homens e mulheres em grupo que a pouco e pouco ia crescendo, percorriam o lugar quando todos se preparavam para descansar das fadigas diurnas. Painel de madeira à frente, ladeado de duas lanternas, lá seguia o grupo que ajoelhava a cada porta, de mãos postas, rostos piedosamente inclinados, a rezar, a pedir pelos que tinham partido daquele lar."

(in Monografia da Gafanha, pág. 126).


O concelho de Penacova, que dista, sensivelmente, 20 km de Coimbra, integra a Região Centro I e a Sub-Região do Baixo Mondego. Confronta a norte com os concelhos da Mealhada (distrito de Aveiro), Mortágua e Santa Comba Dão (distrito de Viseu), a nascente com os concelhos de Tábua e Arganil, a sul com o de Vila Nova de Poiares e a poente com o de Coimbra. O Concelho, que possui uma área total de 220 Km2, beneficia de uma acessibilidade privilegiada, já que é rasgado por duas importantes vias rodoviárias: o IP3 e o IC6 que, por si só, proporcionam uma grande facilidade de acesso ao concelho.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails