sábado, 30 de abril de 2011

Fortificações da Barra de Aveiro 5






3 – Forte Velho da Barra
Existe uma pequena edificação, situada a meia distancia do Forte da Barra e do novo Porto Industrial (Sacor) de Aveiro, junto à estrada que liga estes dois locais, constituída por uma pequena casa e, no centro eleva-se uma torre cilíndrica com varanda no cimo.
Poucas ou nenhumas são as informações biblio documentais existentes e disponíveis sobre este “Forte Velho” ou “Guarita”, como vulgarmente é designado pela população das Gafanhas.
Na folha nº 184 da carta topográfica do exército, de 1975, vem assinalada esta construção com a legenda de “Forte Velho”.
Esta fortificação poderia ser, em nosso entender, uma construção e adaptação do que restava da antiga torre de vigia da barra, construída no reinado de D. Afonso III. E isto porque essa torre se localizava a meia légua da barra que, na época, se encontrava onde está a Costa Nova (dado muito vago, já que a Costa Nova tem uma extensão relativamente grande) e a légua e meia de Aveiro. Alguns historiadores aveirenses, como vimos mais acima, fazem coincidir esse local com aquele onde se encontra localizado o actual Forte das Barra.
A distância que separa os locais onde se localizam o Forte da Barra e este Forte Velho é, somente, de algumas centenas de metros, e ambos estão praticamente à mesma distância de Aveiro.
Esta nossa opinião resulta também da análise geográfica da laguna, tendo em conta que desde a entrada da barra, quem entrasse a norte da Nossa senhora das areias e navegando para o porto de Esgueira, poderia ser facilmente detectado, na vastidão das águas, do alto desta torre, pois ela se situa numa zona central de navegação da ria.

Trabalho elaborado pelo Sr. Cardoso Ferreira, sobre as Fortificações da Barra de Aveiro, e que foi publicado no boletim nº 17 de Agosto de 1989, da ADERAV – Associação de Defesa e Estudo do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro.

1ª Foto do meu arquivo.

2ª Foto em www.prof2000.pt.


1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho sérias duvidas que a guarita que foi destruida ou alguma antes dela, existissem no tempo de D.Afonso III porque nessa altura a Ria ainda estava em formação, a zona onde se encontra a Costa Nova ainda era mar e possivelmente as areias onde se encontra a Ganha da Nazaré ainda era mar. Existe um documento de 1088 que ainda refere Ilhavo e Ermida no litoral. Tenho conhecimento de diversas torres e fortalezas... mas nenhuma ali... A capela da Senhora das Areias tambem foi torre de vigia mas a sua construção deve ter sido só quando o cabedelo que cresceu de norte chegou ao local... Apesar do que referi, está escrito num livro de acordos de Aveiro do Sec XVI que foi colocada uma guarda na região em causa para fazer segurança a navios de quarentena durante a peste....

Antonio Angeja

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails