quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rancho Folclorico de Linhaceira 1

Hoje irei publicar algumas informações sobre a aldeia de Linhaceira e sobre o seu Rancho Folclórico. No sitio da Wikipédia encontramos o seguinte.


Linhaceira é uma aldeia situada no norte do distrito de Santarém, concelho de Tomar e freguesia e paróquia de Asseiceira. Tem cerca de 1200 habitantes, dos quais 941 são eleitores.
Do seu património destacam-se duas igrejas, várias fontes,uma casa do povo,um centro social e uma associação cultural que possui também um campo de jogos. A associação local de seu nome ACR Linhaceira possui um rancho folclórico bem como diversas equipas de futebol nos diferentes escalões que ajudam a promover esta bela localidade.
A aldeia tem a sua festa anual em honra de N. Sª. Conforto dos Aflitos no primeiro fim de semana de Julho. No entanto a festa que atrai mais pessoas a esta localidade é sem dúvida o Carnaval, sendo de destacar o corso alegórico preparado pelos habitantes e que se desenrola no domingo de Carnaval.
A Linhaceira aparece referenciada como lugar do termo de Asseiceira, já no ano 1758, na pág 205 do Tomo I das "Memorias Paroquiais", interrogatório que o Secretario de Estado os Assuntos do Reino, Sebastião de Carvalho e Melo, Marques de Pombal, pede a todos os párocos do reino, sobre as paroquias e povoações, pedindo as suas descrições geográficas, demográficas, históricas, económicas, e administrativas, bem como os estragos provocados pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755.


Também do sitio you tube retirei este vídeo da modinha Fado Batido dançado por este grupo.



São estes os predicados que iremos encontrar no próximo sábado, quando nos deslocarmos a Linhaceira.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails